Dicas para montar uma palestra

 Já não lhe aconteceu de ouvir um palestrante que viaja na maionese e fala de assuntos que nada têm a ver com o tema? Sentiu-se enrolado por aquele que fala, fala e fala mas não diz nada de interessante? Frustrou-se com um palestrante que não liga coisa com coisa e deixa várias idéias no ar?
 

Situações como essas são comuns, mas podem ser evitadas com um bom planejamento. Planejar significa definir previamente o que será falado, como será falado e por que será falado. Isso ajuda a focar o tema, elaborar um conteúdo atraente e organizar as idéias com começo, meio e fim.

 

Se você está se preparando para dar uma palestra, aqui vão algumas dicas para o seu planejamento. Vale a pena investir algum tempo e esforço nisso. Afinal de contas, você não quer ser protagonista das situações citadas acima, quer???

 

Identifique o público – Se você for convidado para dar uma palestra, procure saber o máximo sobre o público que estará presente ao evento. Pergunte para quem o convida quais são os interesses, expectativas, necessidades e nível de informação dos ouvintes sobre o tema a ser tratado. A partir dessas informações, você terá uma idéia do que as pessoas precisam ou desejam ouvir e poderá criar uma palestra interessante e proveitosa para elas.

 

Defina o objetivo da palestra – Saber o que interessa ao público ainda não é tudo, pois ainda assim você corre o risco de falar sobre várias coisas e não chegar a lugar nenhum. É preciso definir o objetivo da palestra. Ensino meus alunos a utilizar uma frase que os ajudará nessa definição: “Ao final da palestra, desejo que meu público….”, bastando completar a frase com o objetivo desejado. Por exemplo: “Ao final da palestra, desejo que meu público sinta-se motivado a atingir suas metas em vendas” ou “compreenda a importância de trabalhar em equipe” ou “conheça os benefícios da alimentação funcional”.

 

Liste os tópicos da palestra – Tópicos são os assuntos ou pontos que você deverá abordar para que a palestra cumpra o objetivo definido. Liste os tópicos em uma sequência lógica, que ajude o ouvinte a acompanhar seu raciocínio. Depois de listá-los, comece a desenvolvê-los com os conhecimentos que você tem, textos de referência e fontes de informações sobre os assuntos. 

 

Escreva o texto da palestra – Embora possa ser um pouco trabalhoso, isso tem algumas vantagens. Primeiramente, você cria um script para ensaiar até ficar com a palestra na ponta da língua, o que lhe dará muita tranqüilidade e segurança para apresentá-la. Conforme trabalha com o texto, poderá sentir o ritmo da palestra e fazer ajustes se necessário: incluir algumas informações aqui, cortar uma passagem que ficou monótona ali, esquentar o clima com uma anedota acolá… Por fim, se tiver que repetir a palestra tempos depois, basta voltar a estudar o script e em pouco tempo você estará pronto para outra.


Este tema faz parte dos workshops:
Capacitando multiplicadores internos” (in company)
Como montar uma palestra” (aberto)
Vídeo on line ensina a montar palestras” 

 

39 Respostas para “Dicas para montar uma palestra

  1. Boa tarde!
    Regina , preciso montar uma palestra para alunos de escolas públicas motivando assim seus pais a matricularem seus filhos na escola de cursos profissionalizantes que trabalho .
    Nunca fiz palestras , somente tenho conhecimento em vendas desses cursos para no máximo cinco pessoas por vez. E estou com muita dúvida sobre qual assunto abordar .
    Obrigada !

    • Regina Giannetti Dias Pereira

      Olá Joelma. Não tenho conhecimento do assunto para lhe sugerir alguma coisa, mas penso que em sua palestra você deveria dizer por que é importante para os pais matricularem os filhos em um curso técnico: para lhes dar um bom futuro profissional. Siga as dicas deste post para organizar seu discurso, ok? Boa sorte.

  2. Ola, fui convidada para ministrar uma palestra para pessoas que trabalham com eventos, o publico trabalha com prestação de serviços tipo buffets e decoração…Teria alguma dica….Trabalho no ramo de serviços mas nunca ministrei palestras, gostei muito do seu site ,bem objetivo. Obrigada !

    • Regina Giannetti Dias Pereira

      Olá, Suelen. Para que as pessoas curtam sua palestra, escolha um tema interessante para elas, que as ajude a prestar bons serviços – já que o público é de prestadores de serviço. No mais, aplique as dicas que dei neste artigo. Sucesso!

  3. Damazia santos

    ola
    sou recém formada em recursos humanos,mais estou com dificuldades em planejar palestras.trabalho na minha própria empresa e gostaria de fazer isso já que cuido de tudo do rh.

  4. ola..a empresa em que farei uma palestra me pediu o conteúdo programático da palestra e estou na duvida em como montar ele, o que deve conter e de que forma dispor isso em um documento. Pode me ajudar?

    • Regina Giannetti Dias Pereira

      Olá Scheila. No conteúdo programático você deverá descrever os objetivos da palestra, os tópicos ou assuntos que serão abordados e a duração. Revise bem o texto antes de enviar para não escapar nenhum erro de português, ok?

  5. Camila Alencar

    Bom,Regina tenho treze anos e estudo em uma escola estadual,nesta quinta faço uma viajem para aguas de lindoia, vou fazer uma palestra sobre Depredaçao do Patrimonio escolar, competindo com dez escolas, embora eu esteje estudando muito, tenho ainda “medo”de dizer nada com nada na frente de todos… Queria uma ajuda de alguem experiente e resolvi procurar e entao encontrei aqui, vamos logo ao ponto: Como faço para nao ficar muito
    nervosa, e passar ao meu “publico” um entendimento sobre o tema escolhido ? Quero uma palestra legal,

    • Regina Giannetti Dias Pereira

      Oi Camila. Siga as dicas desse post, são as mesmas que uso em minhas palestras. Escreva tudo que você pretende dizer e ensaie bastante, imaginando que você está diante de um público. AUm friozinho na barriga é normal, todo mundo sente, mas, se você tiver ensaiado bem, ficará mais segura para dar sua palestra. Boa sorte!

  6. Boa tarde. Tenho uma escola de inglês em Osasco e quero desenvolver uma palestra sobre empreendedorismo para alunos das escolas públicas, principalmente as mais carentes. Conversando com um aluno que trabalha na secretária de educação do estado, ele disse que tenho que mudar o vocabulário e falar mais como “mano”, caso contrário não conseguirei a atenção deles. Isso está dificultando muito a construção da palestra, pois quero que eles gostem mas o tema ou minha falta de habilidade de adaptação estão travando a minha criatividade. Teria alguma dica de como poderia sair dessa sinuca de bico? ;0) Obrigado e uma ótima semana.

    • Regina Giannetti Dias Pereira

      Olá Diego. A adequação da linguagem é um dos fatores que de fato aproxima o palestrante do público, mas você não precisa forçar a barra com isso. Procure usar uma linguagem simples e informal, talvez com uma gíria aqui e outra acolá, e estará bem. O mais importante é que sua mensagem faça sentido para os jovens. Vi em algum lugar uma pesquisa (recente) que diz o seguinte: 84% dos jovens do ensino médio ou superior, algo assim, sonham empreender um negócio. Experimente começar a palestra com histórias de jovens empreendedores e você prenderá mais a atenção de seu público do que chamando-o de mano, tá ligado, jo? rsrsrs Boa sorte.

  7. Olá boa tarde..
    fui convidado a dar uma palestra sobre vendas,,, estou me sentindo um pouco nervoso, até porque nunca fiz…mas sempre atuei na area de vendas e gostaria de receber alguma dica referente ao assunto…

    Obrigado

    Charles Souza
    Florianópolis.SC

    • Regina Giannetti Dias Pereira

      Charles, gravei um minicurso em vídeo sobre como dar uma palestra e ele está disponível pelo site http://www.academiadopalestrante.com.br
      Entre no site ou fale com o pessoal da Academia caso tenha dificuldades em acessar o minicurso. Nele você vai encontrar um passo a passo completo e algumas dicas para montar sua palestra. Boa sorte!

  8. Regina Giannetti Dias Pereira

    Dárcio, fica difícil dar dicas porque desconheço o conteúdo que vocês pretendem abordar. O máximo que posso fazer é sugerir um roteiro, o que já fiz neste post que você leu. Tenho também um minicurso em vídeo que ensina passo a passo a montar uma palestra, com certeza será útil. Clique no link a seguir para acessá-lo: http://www.academiadopalestrante.com.br/online/como-se-cria-uma-palestra

  9. oii será q vc poderia me ajuda???
    eu precisoo faze uma palestra de curta duração maximo 10mim para os meus colegas de escola mais naum faço noção sobre o q posso faze(tema)…
    valendoo 10 pontos…
    SERÁ Q VC PODE ME DAR UMA DICAS??

    • Regina Giannetti

      Jozi, sem saber que idade ou nível intelectual você e seus colegas têm, qualquer sugestão que eu pudesse lhe dar seria um tiro no escuro. Por que você não pede uma orientação para o professor que lhe incumbiu dessa missão? Com certeza ele poderá lhe indicar aguns temas que tenham a ver com sua turma.

  10. Gileno Pereira

    Boa tarde Regina,
    Me graduei recentemente em Serviço Social e pretendo iniciar no campo de palestras.
    Quero palestrar no tema A Inclusão do Assistente Social nas Escolas Públicas.
    Como pode me ajudar ?? Como montar ?? já tenho o material, quero organizar! Como iniciiar uma palestra neste Tema??
    Obrigada,
    Gileno Pereira.

    • Regina Giannetti

      Gileno, muita gente me escreve com pedidos de ajuda para definir a abordagem dos mais diversos assuntos. Porém, não posso dar esse tipo de ajuda porque não tenho conhecimento sobre os temas, não conheço o público nem faço ideia do objetivo que cada pessoa tem com sua palestra! Se você quiser algo mais em profundidade do que as dicas que dou nesse post, a alternativa é ver meu minicurso em vídeo (link abaixo), em que você obterá mais detalhes, ou mesmo fazer o curso aberto que dou regularmente na Academia do Palestrante (veja a página Cursos Abertos no menu do topo da página).

      http://reginagiannetti.wordpress.com/2010/03/03/video_curso_montar_palestra/

  11. Gostei muito de seu artigo e me ajudou a me preparar, estou motando uma paletras sobre “como se preparar para concurso publico”, gostaria que me desse algumas dicas a respeito de;
    Videos qual o tempo maximo?
    Slides qual a quatidade ideal?
    Como chamar a atenção do publico?
    A palestra deve durar em torno de 2 horas.

    • Regina Giannetti

      Gutemberg, procure exibir vídeos apenas com a cena que interessa mostrar e duração máxima de três minutos. Sobre a quantidade de slides, um critério para você se basear é um slide para cada 3 a 5 minutos de palestra – portanto, a palestra de 120 minutos teria entre 24 e 40 slides. Para chamar a atenção do público, você deve considerar as informações que mais interessam a ele e priorizá-las, como sugiro no artigo acima.

  12. Olá Regina!
    Sou designer e trabalho em uma instituição de ensino como técnica do curso de design. Gostaria de montar uma palestra sobre design para pessoas da comunidade como forma de divulgação do curso e do design propiamente dito, mas gostaria que fosse uma palestra bem extrovertida, com gostinho de quero mais….
    Você pode me dar algumas dicas???

    • reginagiannetti

      Olá Claudia,
      fica difícil eu propor alguma coisa, já que não domino o assunto e não faço ideia das possibilidades que seu tema tem. O que posso lhe sugerir é que você use uma dinâmica que proporcione ao seu público uma experiência com o design. Você pode mostrar, com essa dinâmica, que o design é prazeroso e está ao alcance de todos. Boa palestra!

  13. Darlene Leivas

    Olá Regina, tudo bem? Adorei suas dicas, mas ainda estou bastante insegura! Vou apresentar uma palestra sobre células-tronco e meu tempo é curto para as informações que gostaria de passar; o assunto me interessa muito e acho que fica um pouquinho mais fácil, porém, dentre os inúmeros abordamentos que o tema tras, me sinto um pouco perdida para falar tudo em apenas 15 minutos. Como posso administrar meu tempo com o conteúdo? Desde já, agradeço!

    • reginagiannetti

      A solução é considerar o nível de informação e interesse que o público da palestra tem sobre o assunto e restringir o tema, ou seja, escolher uma faceta dele para abordar. Se, por exemplo, você vai dar palestra para alunos do ensino fundamental, que talvez nem saibam o que significa célula-tronco, você poderia abordar um tema do tipo “célula-tronco: que bicho é esse?” e contar o que essas células são capazes de fazer, de onde elas vêm e como podem ajudar a medicina a curar doenças, tudo isso numa linguagem muito didática e sem entrar em detalhes que as crianças não entenderiam. Se, por exemplo, o público forem estudantes universitários, que já têm algum nível de informação a respeito (considerando que já se falou muito disso nos meios de comunicação), o tema poderia ser algo como “doenças que podem ser curadas com as células-tronco”, na qual você contaria para as pessoas tudo que a medicina já está fazendo e pretende fazer com elas – como curar o mal de Azheimer e sequelas de AVCs, multiplicar células de pele para enxertos de pacientes queimados, criar órgãos artificiais etc. Sem saber o quanto você domina o tema e qual é seu público, fica difícil eu dar um exemplo melhor do que esses, mas a solução é por aí: perceber o que faz sentido para o público e restringir o tema. Com isso, 15 minutos são tempo até de sobra. Boa sorte!

  14. boa noite
    vamos fazer uma palestra a gerencia da empresa que prestamos serviço, esclarecendo duvidas sobre assuntos trabalhistas e contabeis.
    não estamos conseguindo montar o objetivo de nossa palestra como faço?

    • reginagiannetti

      Olá Elisângela, você acaba de descrever a primeira parte do objetivo neste comentário: esclarecer dúvidas sobre assuntos trabalhistas e contábeis. Agora é preciso definir que dúvidas são essas e, adicionalmente, que benefício seu público obterá ao assistir a palestra. Viu, não é tão complicado…

  15. agnaldo bafoni

    Ola,meu nome e Agnaldo,tenho lido sobre a sua tecnica de como proceder uma palestra.Sou aluno do curso tecnico de logistica da universidade de sorocaba e gostaria (se possivel)de receber algumas tecnicas por email de como fazer uma otima palestra,pois tenho um trabalho em grupo,um tanto quanto complexo,sobre esse tema,e com certeza vindo de uma pessoa que conheça bem essa area,so tera a acrescentar em nosso trabalho.Desde ja agradeco lhe e tenha uma otima pascoa.Obrigado.

    • reginagiannetti

      Olá Aguinaldo, tenho um material em vídeo que ensina os passos para roteirizar uma palestra e dá dicas bastante úteis. Acesse o post “Vídeo ensina a montar palestra!”, na coluna à direita, para mais detalhes. Ótima Páscoa para você também.

  16. Cézar Augusto

    Olá minha amiga. Nunca fiz palestra e a professora de meu filho de 11 anos me pediu para fazê-la, para o dia dos pais enfocando o comprometimentos dos pais e a escola. Como eu poderia abordar este tema???

    • reginagiannetti

      Penso que uma boa estratégia para abordar esse tema é discorrer sobre os seguintes pontos: 1) o que é o comprometimento dos pais com a escola; 2) benefícios que esse comprometimento gera para os pais, a escola e os alunos; 3) e exemplos de atitudes que os pais podem adotar para demonstrar seu comprometimento. Pergunte ao professor quanto tempo você tem para falar e desenvolva esses tópicos com suas próprias ideias – se você foi convidado para dar essa palestra, é porque tem moral para falar sobre o assunto. Boa sorte!

  17. Sônia F.R. Carvalho

    Oi Regina, muito obrigada pelas dicas.
    Deus abençoe-a!

  18. Oi,Regina
    Vou apresentar uma palestra no colegio pra alunos de 5ª e 6ªséries sobre “Vermes”.Porém, nunca fiz uma palestra antes, preciso de algum toques para não deixar a palestra chata.
    Vc pode me sugerir algo?
    No aguardo, obrigada!

    • reginagiannetti

      Olá, Cristiane. O grande desafio de um palestrante é prender a atenção de sua audiência, e, no caso das crianças, pode-se conseguir isso com os seguintes recursos: 1) Usar muitas imagens para ilustrar o que você fala – mostrar fotos de vermes, fotos de pessoas portadoras de vermes, dos lugares onde os vermes se desenvolvem etc. Podem ser ilustrações também. As imagens causam impacto e comunicam muito eficazmente. 2) Interagir com as crianças, fazer perguntas ou jogos de adivinhação, deixar que elas participem da palestra. 3) Usar uma linguagem de fácil entendimento para as crianças. 4) Fazer pelo menos uma dramatização. Vamos supor que você vá ensinar hábitos de higiene que previnem a contaminação por vermes. Nesse caso, você pode criar uma historinha e chamar voluntários da platéia para encená-la. É importante que a história seja divertida. O bom humor, aliás, tem de estar presente em vários momentos da palestra para entreter ao mesmo tempo em que transmite uma mensagem. Creio que com as dicas deste post (incluindo todos os comentários), você terá condições de fazer uma boa palestra. Boa sorte!

      p

      s; trabalhar com imagens

  19. reginagiannetti

    O mais importante em qualquer palestra, não importa a duração dela, é definir o objetivo. Que mensagem você pretende deixar para seu público? O que você deseja que seu público saiba ou entenda ao final da palestra? Esse é o ponto. Suponhamos que você deseje que o público tenha uma visão geral sobre a violência contra a criança no Brasil. Nesse caso, é preciso abordar os assuntos que compõem essa visão geral. Por exemplo: estatísticas da violência contra crianças no Brasil; quais são os tipos mais comuns de violência; quais são as principais causas; o que está sendo feito (ou é preciso fazer) para proteger as crianças. Uma vez que você tenha definido os pontos que serão abordados na palestra, desenvolva-os, de preferência por escrito (assim ficará mais fácil ensaiar a exposição). Deixe por último a criação dos slides que servirão de roteiro para você falar e suporte visual para o seu público. Seu tempo é curto, mas, se você definir um objetivo pontual e procurar falar o essencial, conseguirá fazer uma palestra sucinta e proveitosa. Se lhe serve de consolo, a primeira palestra que dei na vida também tinha 10 minutos… E foi um sucesso. Boa sorte!

  20. Boa tarde, Regina!

    Vou apresentar uma palestra na Faculdade sobre “Violência contra as crianças”. Porém, nunca fiz uma palestra antes, é um assunto muito rico e só tenho 10 min. e no máximo 5 slides.
    Vc pode me sugerir algo?
    No aguardo, muito obrigada!!!!

    • tatiane gomes

      Regina
      Tenho q montar uma palestra sobre os produtos q trabalho,vendo,para as pessoas q vão utiliza-los nas empresas dos nossos clientes,nunca montei uma palestra e espero uma ajuda sua.Essa apresentação tera uma durção de 45min a 1h.Estou em duvida de como iniciar e dar sequencia sem perder o foco e ser o mais objetivo possivel.
      desde ja agradeço a atenção

      • reginagiannetti

        Olá Tatiane, pelo que entendi você terá que fazer uma apresentação, e não palestra (leia o post “A diferença entre apresentação e palestra”). Ainda assim, o método que ensino para montar uma palestra lhe será muito útil para organizar suas ideias. Minha sugestão é que você faça o curso online cujo link também postei no blog (o post é “Video online ensina a montar palestra”). Esse curso ensina tudo passo a passo com exemplos e tem um custo muito acessível. Boa sorte!

  21. Carlos Eduardo Gomes

    As situações que vc descreve no começo do artigo são mesmo comuns. A dica de perceber o público e definir um objetivo são fundamentais. Obrigado.

Deixe seu comentário

