Mau uso do campo “assunto” (erros comuns em e-mails)

Não me surpreende que o uso inadequado do campo assunto esteja no topo da lista dos 10 erros mais comuns em e-mails segundo estudo feito nos Estados Unidos (abaixo, link para o post com o estudo completo). Pelo que observo no dia a dia, muitas pessoas parecem ignorar a importância do que se digita nesse campo.

Veja, aquilo que você escreve no campo assunto influencia o destinatário a abrir (ou não) seu e-mail. Considere que o assunto é a “isca”, o chamariz para o destinatário ler sua mensagem. Aqui vão algumas dicas:

>> Escreva um assunto que informa o conteúdo da mensagem.
>> Seja específico. Se a sua mensagem é para enviar um relatório de resultados do mês de janeiro, não se limite a escrever “relatório”; em vez disso, escreva “relatório dos resultados de janeiro”.
>> Evite colocar no assunto termos ou siglas que o destinatário talvez desconheça. Se o que você escrever lá não fizer sentido para ele, ele talvez não abra.
>>Ao longo de uma troca de mensagens com a mesma pessoa, atualize o assunto conforme a conversa evolui. Se não fizer isso, você ficará com várias mensagens com o mesmo assunto – e vai ser um tanto difícil localizar precisamente aquele e-mail em que vocês trataram de determinada coisa.

Lembre-se: um assunto chamativo pode destacar sua mensagem na caixa postal das pessoas, tornando sua comunicação por e-mail mais dinâmica e eficaz.

Leia o post original desta série: “Os dez erros mais comuns em e-mails

Uma resposta para “Mau uso do campo “assunto” (erros comuns em e-mails)

  1. Esclarecedora essa matéria, de grande valia para quem busca.

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s