Relacionamentos interpessoais no trabalho: como lidar com a diversidade comportamental?

relacionamento intepessoalLidar com as diferenças de comportamento entre as pessoas é um grande desafio em qualquer relacionamento, especialmente no trabalho, em que precisamos nos dar bem uns com os outros para realizar algo juntos.

Por exemplo: uma pessoa dinâmica, que gosta de agir com independência e rapidez para atingir seus objetivos, pode se estressar com aquele colega mais metódico, que demora para entregar o trabalho porque quer conferir todos os detalhes. Já para um profissional cauteloso, que planeja cuidadosamente suas ações antes de executá-las, pode não ser fácil trabalhar com uma liderança que muda de ideia a todo instante e impede o profissional de terminar o que estava fazendo.

O fato é que todos nós temos alguém (ou alguéns…) no trabalho que é como uma “pedra no sapato”, uma pessoa de comportamento muito diverso do nosso, com quem as interações facilmente acabam em caras emburradas de ambas as partes.

O que ajuda muito a administrar tais diferenças é reconhecer o nosso estilo comportamental. Isso traz mais clareza sobre os comportamentos dos outros que nos incomodam – e, não menos importante, dos nossos comportamentos que incomodam os outros. Compreender “o que pega” no relacionamento com alguém é o primeiro passo para lidar com as situações e conseguir algum entendimento.

Você gostaria de saber qual é seu estilo comportamental predominante? Então siga com a leitura deste artigo. Descrevo a seguir as características dos quatro fatores da teoria DISC, utilizada para avaliações comportamentais em processos de coaching e recursos humanos. Faremos um exercício de autopercepção com essa teoria, sem o uso do questionário que normalmente se responde para a geração de um perfil completo. Abaixo, verifique com qual dos fatores DISC você mais de identifica:

Dominância – Este fator está ligado à motivação de conquistar objetivos e superar desafios. São suas características ter foco na meta, ser objetivo, dinâmico e pragmático, tomar decisões rápidas, gostar de autonomia, agir com independência, assumir riscos, não perder tempo e ser competitivo.

Influência – Esse fator está ligado à motivação de relacionar-se e ser popular. São suas características ser sociável, extrovertido e informal, ter facilidade para comunicar-se e persuadir, ter otimismo e entusiasmo, colocar as pessoas em primeiro lugar, ser flexível.

Estabilidade – Fator ligado à motivação de ter segurança e manter a estabilidade. São suas características ser prevenido, planejar antes de agir, saber esperar, ser persistente, sentir-se confortável com a rotina, ser prestativo, ter paciência e consideração com as pessoas.

Conformidade – Fator ligado à motivação de fazer as coisas com perfeição. São suas caracteríticas ter atenção a detalhes, ser observador, seguir regras, executar tarefas com qualidade e precisão, profundidade de conhecimento, ter cautela para não errar, ser reservado, introspectivo, racional e analítico.

É possível que você tenha se identificado com caraterísticas pontuais de mais de um fator, pois nosso comportamento é uma combinação dos quatro em graus diferentes. No entanto, deve haver um com o qual você se identificou mais, que é o seu fator predominante. Veja então, clicando nos links abaixo, algumas dicas para facilitar seus relacionamentos.

Dominância como fator predominante
Influência como fator predominante
Estabilidade como fator predominante
Conformidade como fator predominante

Post relacionados: Cinco pilares do relacionamento interpessoal no trabalho; Seu perfil comportamental

Este assunto faz parte do workshopRelacionamento interpessoal e trabalho em equipe”


2 respostas em “Relacionamentos interpessoais no trabalho: como lidar com a diversidade comportamental?

Deixe seu comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s